segunda-feira, 25 de julho de 2011

Costelinha com batata ao molho barbecue

Esta é uma receita simples, de fácil preparo, mas muito saborosa. Para quem aprecia uma boa cerveja gelada, naquelas reuniões caseiras, pode oferecer aos convidados como prato principal ou como um tira-gosto. Alguns amigos meus provaram e aprovaram. Então, aí vai a receita!

Ingredientes
1,2 kg de costelinha de porco
½ kg de batatas pequenas
1 pimentão vermelho grande
Cominho em pó
Noz Moscada em pó
Azeite
Vinagre
½ litro de vinho tinto seco
100 g de queijo tipo muçarela ralado grosso
250 g de farinha de mandioca torrada
150 g de bacon
Molho barbecue pronto (cerca de 200 g)

Como preparar
Corte a costelinha em pedaços pequenos.
Coloque em uma tigela e tempere com alho e sal, cominho e noz moscada a gosto.
Regue a carne com bastante azeite e vinagre. A seguir, adicione o copo de vinho tinto seco e misture tudo. Deixe descansar na geladeira por, pelo menos, duas horas.
Após este tempo, coloque a costelinha (sem o líquido, reserve-o) numa panela aquecida com um pouco de azeite.
Frite a costelinha até que ela esteja dourada e sequinha.
A seguir, vá acrescentando água quente e parte do líquido com o tempero que sobrou até que ela cozinhe e esteja macia.
Coloque a costelinha cozida em um refratário e leve ao forno, junto com as batatinhas semi cozidas e o pimentão vermelho cortado em quadrados grandes. Regue com um pouco do líquido com tempero da costelinha para não grudar no fundo da vasilha. Deixe assar por cerca de 20 minutos a uma temperatura de 200 graus. Quando estiver faltando cerca de cinco minutos, acrescente o queijo muçarela ralado e deixe que ele derreta.
A farofa: corte o bacon em cubos pequenos e frite. Coloque a farinha em uma panela ou frigideira quente e tempere a gosto. A seguir, acrescente o bacon e está pronta a farofa.

Sirva em vasilhas separadas a costelinha, a farofa e o molho barbecue. Esta receita serve até seis pessoas. E não se esqueça de me convidar!

Um comentário:

  1. Sou péssima em cozinha, mas boa de prato! Gostaria de experimentar esta saborosa receita. Será que um dia um amigo me convida para apreciar este prato? kkkkk abraços

    ResponderExcluir