sábado, 23 de julho de 2011

No aconchego da casa do Júlio

Confraternização com os amigos mais chegados é sempre um programa interessante – para dizer o mínimo – ainda mais na sexta-feira à noite. Nem precisa motivo. Aliás, sobram motivos para justificar o reencontro, rever as pessoas queridas e colocar a prosa em dia, tudo regado a uma boa cerveja e uma comidinha caseira. Afinal, mineiro é assim mesmo, sente prazer em receber amigos em casa e não abre mão de boas companhias, sempre com simplicidade, bom-humor e muita, muita alegria.

Júlio e Virgínia, os anfitriões deste encontro, são assim: mineiros com uma genuinidade quase italiana, daquele povo de uma alegria tão intensa que transforma o ambiente e tem o poder de despertar inveja nos mais carrancudos. Mas, como se não fosse suficiente, esse alto astral recebeu o reforço de outro casal que, parecendo ter vindo de carro novo, chegou trazendo a porção faltante de entusiasmo. Geisa e Rodrigo, amigos de outros carnavais, contagiaram até a pequena Beatriz que, de olhinhos atentos e sorriso sempre pronto, espantou o sono e aderiu à farra. Até porque mamãe Luciana não desgrudava dela... nem da taça de cerveja!
Daí em diante é que a noite realmente começou. E começou muito bem! Em grande estilo, como é de seu feitio, nossa anfitriã inaugurou a cozinha com um delicioso queijo ao molho pesto, deixando evidente que esse era apenas um pequeno aperitivo. Criatividade e originalidade para incrementar, de maneira simples, a nossa mesa e presentear nosso paladar. A cerveja gelada passou a ter companhias cada vez mais agradáveis e, para nossa satisfação, a culinária italiana se renovou com as incríveis bruschettas servidas por nossa Marisa Monte. Era hora de diversificar a bebida. Tomei a iniciativa de fazer um bom drink para os amigos. Chocolate quente com licor de marula super gelado, leite condensado, raspas de chocolate e um toque de canela em pó – um meio termo entre o calor e o frio que, além de bonito, fez um novo carinho no paladar de todos.
Entre uma história e outra, ou entre uma piada e outra, Beatriz não resistiu e se entregou a um novo sonho, sonho lindo, sonho de criança. Uma pena! Não viu e nem aproveitou o prato principal, servido como jantar, mas com toda a cara de tira-gosto de boteco. Após mais alguns chocolates e outras tantas cervejas, nos deliciamos com uma costelinha assada com batatas, servida com molho barbecue e farofa de bacon. Tudo de bom! E teve gente que perdeu... confirmou presença e depois amarelou. Mas, ainda assim, não é preciso ficar arrependido, até porque outros encontros – como este – estão prestes a acontecer. Além do que é só pedir à Virgínia a receita do queijo ao molho pesto e da bruschetta, e a da costelinha eu divulgo aqui mesmo, em breve. Prometo!

2 comentários:

  1. Encontro maravilhoso!
    Pessoas maravilhosas, vitórias a serem comemoradas!
    Com todos esses ingredientes a nossa "simples reunião" deixa qualquer festa com cara de velório!
    Status = "Aguardando ansiosamente o próximo encontro!"

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, adorei o comentário... principalmente a comparação com com as outras festas. E o próximo encontro já tem dia e lugar: 6 de agosto, na casa da Lu. Te espero lá!

    ResponderExcluir